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Novas estratégicas da comunicação pública em Goiás, são discutidas por jornalistas



Uma comunicação pública cada vez mais compromissada com o cidadão, com transparência, defensora dos princípios da democracia, buscando proporcionar a que as pessoas se relacionem melhor com as notícias do poder público e enfatizando as iniciativas que busquem fortalecer a responsabilidade com a boa informação, dentre outros assuntos que visam melhorar a qualidade e o acesso do que é informado à população foram temas abordados pelos professores Nélia Del Bianco e Jorge Duarte, em palestra realizada nesta sexta-feira, dia 12, das 9 às 12 horas, no auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiãnia.

A organizadora foi a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), com apoio da Agência Brasil Central (ABC) e da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás (Secom-GO).

Participam também o presidente da ABCPública, Lincoln Macário, que falou sobre os objetivos e lutas da entidade, e a coordenadora da associação em Goiás, Alessandra Lessa. Com o tema central “Transparência pública: estratégias de comunicação para o fortalecimento da democracia”, a palestra reuniu dezenas de jornalistas do serviço público em Goiás e serviu para lançar as sementes da ABCPública no Estado.

Para Nélia Del Bianco, a comunicação pública é estratégica e envolve várias dimensões, inúmeros produtos, diferentes formatos e um compromisso central com o interesse público, ou seja, divulgando “aquilo que interessa à população”.

Disse também que “o fato de estar pública, às vezes não é suficiente, é preciso que ela esteja acessível, numa linguagem que as pessoas entendam”. Segundo Nélia, o personalismo é outra característica que precisa ser enfrentada, “quando o gestor acredita que aquilo que se faz é um privilégio dele, porque está naquela posição” e que isso deve ser enfrentado com ações de educação.

Jorge Duarte observou que o debate de hoje focou na necessidade de se buscar uma melhor maneira das instituições públicas dialogarem com a sociedade, na tentativa de levarem uma comunicação mais adequada para o cidadão. “A gente tem uma dificuldade muito antiga de valorização da comunicação e de uso dela como uma estratégia de relacionamento entre a instituição e a sociedade”, afirmou.

Na opinião dele, “com uma série de instrumentos e mecanismos novos que existem hoje de comunicação, esses problemas foram acentuados” e o desafio também, acrescentando que dessa forma se propõe, com essas discussões dentro da ABCPública, “uma reflexão para a elaboração de estratégias, diagnósticos e maneiras, para que a comunicação entre o poder público e o cidadão seja mais efetiva”.

ABC Digital Agência Brasil Central

Mais informações:(62) 3201-7655